quinta-feira, 2 de junho de 2011

O homem que matou Getulio Vargas



                                                                                                   Por Josué Calebe
Quer viajar pela historia de uma forma irreverente e engraçada? Você precisa ler o livro O homem que matou Getulio Vargas, escrito por Jô soares.
            O livro lançado em 1998 conta a história de Dimitri Borja Korosec, um homem que desde pequeno é desastrado e tem 6 dedos em cada mão.
Influenciado pelo pai, o sérvio Ivan Korozec,  torna se anarquista e é integrante do grupo terrorista Mão negra, sua mãe é uma contorcionista brasileira chamada Isabel, que é irmã ilegítima de Getulio Vargas.
Dimitri passa a vida toda a um passo de ser o responsável dos grandes acontecimentos que entraram para a historia. Nascido em 1887, no ano de 1914 foi enviado a Saravejo para matar o arquiduque húngaro Francisco Ferdinando, morte que desencadeou a I guerra mundial. Foi ele o causador da epidemia de gripe espanhola, em 1929 já nos Estados Unidos, fez parte do bando de Al Capone e em 1931 quase subornou os jurados que julgavam Capone quando este foi preso, em 1933 é convocado para assassinar o presidente Franklin Roosevelt e por acidente, em vez de matar acaba salvando – o, e em 1945 quando Getulio Vargas se suicidou, Dimitri estava no Brasil.
O livro é ótimo, além de se divertir, quem lê acaba conhecendo muito da historia do século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário